Carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

Fique por dentro

Há mais de 10 anos superando expectativas...

Solicite sua proposta

Índice de Custos Condominiais apresenta ligeira alta.

Administração de Condomínios

Em novembro, o índice registrou variação positiva de 0,08%. No acumulado de 12 meses, ficou acima do IGP-M 

Estudo realizado mensalmente pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) mostra que o Índice de Custos Condominiais (Icon) apresentou ligeira elevação de 0,08% em novembro.

No acumulado dos últimos 12 meses (dezembro de 2014 a novembro de 2015), a variação de 12,47% ficou acima do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), que foi de 10,69% no mesmo período, conforme apurou a Fundação Getúlio Vargas.

Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, explica que o Icon serve como parâmetro das variações dos custos dos condomínios, mas não deve ser utilizado como um índice de reajuste da taxa condominial. “Cada condomínio possui a sua própria estrutura de despesas.”

“O síndico precisa ficar atento aos aumentos e fazer, além de um controle rigoroso das contas, uma previsão orçamentária realista das despesas ordinárias do condomínio", recomendou Gebara, destacando que o Icon é uma ferramenta para síndicos e administradoras acompanharem a evolução dos custos condominiais.

Fonte: Secovi sp