Carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

Fique por dentro

Há mais de 10 anos superando expectativas...

Solicite sua proposta

Locação de imóveis

Administração de Condomínios

Se você pretende morar de aluguel ou é dono de um imóvel que está vago para locação, tem que ficar atento às regras e condições que existem nesse processo. Entre os itens que é preciso saber, estão, por exemplo, quais informações precisam estar no contrato, quem paga o condomínio e o que deve ser feito caso apareça uma reforma inadiável.

As dúvdas, especialmente na hora de procurar e decidir sobre o imóvel ideal, são muitas. E nem sempre é fácil encontrar as respostas ou saná-las de forma completa. De acordo com o corretor de imóveis Luciano André Storch, normalmente o proprietário deixa seu imóvel com a imobiliária de sua confiança e para a locação, é exigido fiadores, tempo de locação, vistoria do imóvel antes e pós-locação. Mas tudo, segundo ele, sempre deve estar especificado no contrato. Sobre alguma regra que possa passar aos olhos do locatário, Storch salienta que isso dificilmente ocorre, já que o corretor é contratado justamente para que não haja problemas com o imóvel.

Confira abaixo, algumas dúvidas frequentes que podem te ajudar nesta tarefa:

1. O que é o contrato de aluguel ou de locação?

É o documento que passa para o inquilino (ou locatário) o direito de morar temporariamente em um imóvel que não é dele. Além disso, o contrato também mostra os direitos e os deveres de cada um.

2. Quais informações o contrato de aluguel precisa ter?

Não existe uma regra geral, mas algumas informações básicas são importantes: informações pessoas do inquilino e do locador, a descrição do imóvel, a duração e o valor do aluguel, além de explicações sobre quem pagará os encargos, como IPTU e condomínio.

3. O inquilino pode sair do imóvel antes de o contrato terminar?

Sim, desde que ele pague a multa prevista no contrato para esta situação.

4. É possível aumentar o prazo do contrato de locação?

Se o contrato chegar ao fim e o inquilino continuar no imóvel por mais trinta dias, o dono da casa pode concordar com essa situação e deixar o prazo "indeterminado". No entanto, que está morando no imóvel precisa regularizar o prazo para garantir os direitos que tem.

5. Quem deve pagar o IPTU, o condomínio e demais taxas: locador ou locatário?

A lei determina que o IPTU seja pago por quem mora de aluguel no imóvel, assim como os gastos normais do condomínio, No entanto, algo pontual, como o dinheiro para consertar um elevador, deve ser pago pelo dono.

6. Quais são as principais obrigações do inquilino?

Pagar as parcelas do aluguel em dia e manter a casa em boas condições para devolvê-la em ordem ao final do contrato. Isso quer dizer que, se algum defeito surgir enquanto você estiver alugando o imóvel, é sua responsabilidade reparar o dano e avisar o dono do imóvel.

Fonte: G1